O que são as Comunidades de Aprendizagem do PQGA?
As Comunidades de Aprendizagem (CA) do PQGA são espaços de compartilhamento de conhecimento, experiências, documentos e construção de debates acerca de temas ambientais de interesse à gestão pública municipal. O IBAM, nas suas atividades de capacitação, busca incorporar novas tecnologias à proposta pedagógica, proporcionando agilidade no acesso à informação de qualidade e potencializando a aprendizagem. As CAs foram planejadas sob a perspectiva da educação continuada, visando favorecer o acesso a novas oportunidades de qualificação e desenvolvimento técnico-profissional, mediante a participação em rede virtual colaborativa.
As CAs dividem-se em duas modalidades, as Comunidades de Aprendizagem por Unidade Federativa (CFs) e as Comunidades de Aprendizagem Temáticas (CTs), utilizando as plataformas virtuais de comunicação do Whatsapp e do Telegram, respectivamente. Dois aspectos principais diferenciam as duas modalidades: a composição do público e a função da mediação. As CTs são compostas por participantes aprovados nos cursos de Capacitação do PQGA e divididas por áreas temáticas. As CFs, como o nome sugere, são divididas por estados e compostas por gestores, ou membros da equipe técnica das secretarias de meio ambiente municipais, independente de terem participado de outros Componentes do PQGA.
O aspecto colaborativo é um elemento central em ambas as modalidades. No caso das CFs, os participantes têm autonomia para estabelecer as pautas dos debates e a forma como se dão as trocas, onde o papel da mediação do PQGA fica concentrado sobre a organização do conteúdo e garantir um ambiente saudável de interação, focado sobre as questões socioambientais. Mesmo contando com a atuação da mediação especializada, nas CTs, são os próprios participantes que pautam a maioria dos debates, embora a mediação tenha o papel de incentivar e manter as trocas circunscritas ao tema da CT. Em ambos os casos os participantes são responsáveis diretos pela qualidade das trocas, além de incrementar o conteúdo sugerido pela mediação com materiais próprios relacionados às realidades de seus municípios.
A equipe de mediação e moderação do PQGA é formada por profissionais com formação em áreas diretamente relacionadas aos temas das CAs e, além de fomentar e orientar os debates, articula a relação dos mais de 700 participantes com outros Componentes do PQGA, especialmente com a Orientação Técnica e Jurídica. Por último, mas não menos relevante, as atividades das CAs colaboram para construção de um acervo de materiais que atualmente conta com cerca de 500 arquivos, dentre os quais 400 são documentos de caráter técnico e referencial. O acervo, em constante atualização e incremento, é gerido pela moderação e fica à disposição dos participantes para consulta direta, em tempo real, ou mediante solicitação à moderação.
Mais notícias