13ª reunião do FOPES discute fortalecimento da gestão ambiental no Amazonas
(Foto: José Narbaes - SEMA/AM)
A 13ª edição do Fórum Permanente das Secretarias Municipais de Meio do Ambiente do Amazonas (FOPES) foi realizada nos dias 2 e 3 de março, no auditório Senador João Bosco, na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM).
Promovido semestralmente pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), o evento reuniu os secretários municipais de Meio Ambiente para discutir temas imprescindíveis para o desenvolvimento da agenda ambiental e estabelecer estratégias que resultem no aperfeiçoamento da gestão e conservação dos recursos naturais do Estado. Mais de 30 secretários debateram ações para temas como, desmatamento, queimada, resíduos sólidos, recursos hídricos, mineração, fauna, entre outros.
A abertura do evento foi realizada pelo secretário de Estado de Meio Ambiente, Antonio Stroski, que destacou a necessidade de fortalecer as secretarias municipais de Meio Ambiente.
“A gestão ambiental no Amazonas é um grande desafio, mas possível de ser alcançado com os instrumentos certos e orientação adequada. Temos problemas comuns que ocorrem na maioria dos municípios, cujas soluções podem ser encontradas em um espaço importante de diálogo, como o FOPES. Mas precisamos que os gestores municipais fortaleçam as secretarias municipais de Meio Ambiente e forneçam a estrutura necessária para que possam desempenhar seu papel em parceria com o Estado”, disse.
De acordo com a coordenadora geral do Fopes, Maria Edilene Neri, o primeiro dia do evento foi pautado na apresentação da Política Pública de Meio Ambiente para levar ao conhecimento dos novos secretários o trabalho realizado pelo Governo do Estado e o papel de cada esfera na gestão ambiental.
“É o primeiro encontro dos secretários de Meio Ambiente após as eleições municipais e muitos são novos na função. Essa edição do FOPES é um recomeço com novos desafios e estamos mostrando para todos os secretários que o FOPES é um instrumento de diálogo com o Estado e que os municípios podem contar com o apoio e orientação da Sema”, explicou.
No primeiro dia também foram apresentados a Matriz Econômica e Ambiental, e o Programa Municípios Sustentáveis – MS Amazonas, lançados pelo Governo do Estado recentemente, e o Programa de Qualificação da Gestão Ambiental - PQGA, uma iniciativa do IBAM com recursos do Fundo Amazônia/BNDES.
(Foto: Paula Lima - IBAM)
O PQGA foi representado pelo coordenador de comunicação e articulação intitucional, Nelson Issa, e pela analista ambiental, Paula Lima, que apresentaram o Programa para os presentes e tiraram dúvidas sobre o funcionamento da plataforma de serviços gratuita oferecida para os municípios do bioma Amazônia.
No segundo dia, a programação incluiu a apresentação do regimento interno e a eleição da nova diretoria do FOPES. Os participantes indicaram suas escolhas que foram submetidas ao voto coletivo. O novo presidente eleito foi Olzenilson Santos de Aquino, também conhecido como Zico, do município de Parintins.
(Foto: José Narbaes - SEMA/AM)
“O Fopes é integrante do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Cemaam) e da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Amazonas (CIEA). O novo presidente, além de coordenar os trabalhos do FOPES, assume o compromisso de participar ou enviar representante para o Cemam e CIEA”, ressaltou Edilene Neri.
(Fotos: José Narbaes - SEMA/AM e Nelson Issa - IBAM)
Mais notícias