Amazonas lança Programa Municípios Sustentáveis
Na última quarta-feira, 8 de fevereiro, o Governo do Estado do Amazonas lançou o Programa Municípios Sustentáveis – MS Amazonas e a Matriz Econômica Ambiental do Estado do Amazonas com a participação do Ministro de Estado do Meio Ambiente, José Sarney Filho e do Governador do Amazonas, José Melo.
O evento foi realizado no auditório da sede do Governo e teve a participação de aproximadamente 300 pessoas, além de autoridades como o Secretário de Estado do Meio Ambiente, Antonio Ademir Stroski, a Diretora Presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas – IPAAM, Ana Eunice Aleixo, o Dr. Aldo de Campos Costa, do Munistério Público Federal, entre outros.
De acordo com Stroski, que apresentou o Programa MS Amazonas, o Estado vem apresentando índices alarmantes de desmatamento. Sete Municípios da região sul concentram 75% de toda área desmatada do Estado. O objetivo do programa é não só reduzir o desmatamento, mas também a degradação ambiental, associando a estratégia à política da nova Matriz Econômica Ambiental, apresentada pelo Governador José Melo, e que visa promover o desenvolvimento sustentável da região.
Durante a solenidade foram assinados cinco termos de cooperação técnica com entidades que vão auxiliar os Municípios com ações de conservação ambiental dos recursos naturais, implantação de programa e subprogramas para a realização de capacitação e assessoria técnica, bem como o fortalecimento institucional, manejo e geração de emprego e renda nas unidades de conservação.
Segundo o Ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, a visita dele aos Estados que compõem a Amazônia Legal tem a proposta de conversar com todas as esferas para apontar os caminhos e soluções para o problema do desmatamento. "Ao mesmo tempo, vamos oferecer alternativas econômicas que possam viabilizar o desenvolvimento sustentável, diminuir a pobreza e garantir a inclusão social para essas comunidades", afirmou o Ministro.
Ainda durante a solenidade, ele anunciou a destinação de aproximadamente R$ 40 milhões do MMA para o Amazonas. Os recursos serão empregados em diversas ações voltadas para o desenvolvimento sustentável da região amazônica. "Nós ouvimos uma série de sugestões e estamos com a mente aberta para discutir sobre qualquer proposta", explicou.
O IBAM é parceiro da Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas e possui termo de cooperação técnica no âmbito do Programa de Qualificação da Gestão Ambiental – Municípios Bioma Amazonas (PQGA). O PQGA é iniciativa do IBAM com recursos do Fundo Amazônia/BNDES, destinada a fortalecer a governança ambiental dos Municípios, contribuindo para o controle e a redução do desmatamento no Bioma Amazônia através de cursos de capacitação em gestão ambiental, orientação técnica e jurídica entre outros serviços.
Na solenidade, o IBAM foi representado por seu Superintendente Geral, Paulo Timm, e pelo Coordenador de Comunicação e Articulação Institucional, Nelson Issa.
Mais notícias