Lixão e Aeroporto: combinação de risco
O Instituto Brasileiro de Administração Municipal – IBAM, no âmbito do Programa de Qualificação da Gestão Ambiental – PQGA, concluiu recentemente estudo sobre destinação final adequada de resíduos a partir de demanda por apoio técnico apresentada pelos municípios de Lábrea e Humaitá, ambos localizados no sul do Estado do Amazonas. Os dois municípios vêm sendo afetados pela suspensão e mesmo paralização de voos comerciais ao longo do corrente ano em razão da proximidade dos locais de disposição final dos resídulos sólidos nos aeroportos públicos instalados nos seus territórios.
O estudo foi feito, no segundo semestre de 2016, por meio de levantamentos , visitas técnicas aos municípios e entrevistas com gestores(as) locais , estando disponível na biblioteca do PQGA para consulta.
A engenheira ambiental Patrícia Finamore e a economista Angela Fontes, que integram a equipe do PQGA, ressaltam a importância do estudo por abordar o papel desempenhado pela infraestrutura aeroportuária no processo de desenvolvimento dos municípios amazonenses, ao tempo em que destaca a interrelação da geração e disposição final de resíduos sólidos e o necessário enfrentamento de problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos. Os resultados do trabalho apresentam orientações técnicas aos órgãos ambientais dos municípios de Lábrea e Humaitá, apoiando-os na sua interlocução junto aos órgãos estaduais e entidades aeroportuárias.
“Muitas dessas orientações são certamente de interesse de outros municípios da região amazônica que enfrentam problemas de natureza semelhante”, é a opinião da analista de desenvolvimento econômico e social Angela Fontes .
Para conhecer o estudo e fazer o download na íntegra clique aqui.
Mais notícias