2016 com novas ações do PQGA no Amazonas
No período de 16 a 22 de fevereiro, o IBAM esteve presente em Manaus para dar seguimento às ações planejadas para o Estado no âmbito do Programa de Qualificação da Gestão Ambiental – PQGA em execução pelo Instituto com apoio do Fundo Amazônia/BNDES.
No dia 16, a professora do IBAM Leene Marques, juntamente com a analista socioambiental Paula Rache e a consultora de boas práticas no Amazonas Lívia Naman, ministraram oficina com representantes de secretarias municipais de meio ambiente e de organizações da sociedade civil com o objetivo de incentivar, orientar e esclarecer dúvidas sobre a forma de participação no Prêmio Gestão Ambiental no Bioma Amazônia, que encontra-se na etapa de inscrições das experiências.
Oficina de Boas Práticas
Na sequência e com o objetivo de fortalecer as relações de parceria no Estado, a equipe do IBAM manteve agenda de reuniões e visitas às seguintes autoridades e entidades locais: Edison Akira, presidente-diretor do Centro de Projetos e Estudos Ambientais – CEPEAM; Denise Gutierrez, coordenadora de tecnologia social do INPA; Olinda Marinho, coordenadora da Uninorte Empreendimentos; e Artemisia do Valle e Maria do Carmo, gerentes do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas - IPAAM.
Nos dias 18 e 19, o IBAM realizou, dentro da grade de cursos oferecida pelo PQGA, a capacitação em Sistema de Gestão de Convênios (SICONV), mais uma iniciativa em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas – SEMA/AM. A capacitação, sob a condução técnica da professora Leene Marques, aconteceu no Auditório do CETAM para 74 pessoas, entre gestores e servidores públicos das esferas municipais e estaduais, e representantes de ONG’s da área ambiental. O curso teve por finalidade capacitar servidores que trabalham com instrumentos de transferência voluntária e gestão dos convênios do SICONV com prioridade para as equipes técnicas das secretarias municipais de meio ambiente. Com teoria e estudos de caso, os participantes passaram a conhecer melhor a gestão de convênios.
Curso de SICONV
“O curso realizado pelo IBAM foi de grande valia, pois atendeu as minhas expectativas” - comentou Lelces Silva, do Município de Borba.
Por último, no dia 22, o analista socioambiental do PQGA, William Resende, discutiu a agenda de nova iniciativa de parceria entre o IBAM e a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), por meio do Centro de Cooperação Técnica do Interior (CCoti). Trata-se de nova frente de atendimento aos municípios do interior, proporcionando aos vereadores e vereadoras dos 62 municípios amazonenses apoio e orientação para promover a atualização das leis ambientais municipais.
A proposta foi apresentada pelo diretor do CCoti, Paulo Radin, que informou que os primeiros Municípios que deverão ser atendidos serão Humaitá (a 590 quilômetros de Manaus) e Tefé (a 523 quilômetros de Manaus), entre os meses de março e maio.
Segundo William Resende, a parceria visa aproveitar a estrutura do Poder Legislativo e seu alcance nas câmaras municipais do interior para realizar os encontros e juntos discutir alternativas técnicas e econômicas de enfrentamento ao desmatamento e outros problemas que afetam o clima, temas que constituem focos de interesse do PQGA/IBAM.
Reunião com CCoti
Mais notícias