IBAM realiza interiorização na Região Tocantina - MA
No mês de outubro, o IBAM esteve no Maranhão à pedido da Prefeita de Vila Nova do Martírios e Presidente da Associação de Municípios da Região Tocantina – AMRT, Karla Batista, para apoiar as Secretarias de Meio Ambiente de cerca de 12 Municípios da região, pertencentes ao bioma Amazônia, sobre as questões de planejamento ambiental.
O primeiro passo foi realizar um mapeamento da capacidade institucional instalada e gerar uma motivação em prol da Gestão Ambiental Municipal através de visitas aos Municípios de Amarante do Maranhão, Senador La Rocque, João Lisboa, São Pedro da Água Branca, Vila Nova dos Martírios, Cidelândia, Buriticupu, Bom Jesus das Selvas, Itinga do Maranhão, São Francisco do Brejão, Açailândia e Imperatriz, que ficam na Região Tocantina/MA. Nessas visitas, questionários foram aplicados à secretários e técnicos das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Agricultura, visando o estabelecimento de relações com esses gestores públicos, integrando-os ao processo de capacitação do Programa de Qualificação da Gestão Ambiental – PQGA. Esses questionários em questão possibilitaram a realização de um levantamento sobre as atuais condições ambientais nos Municípios, as ações de gestão nas áreas e o aparelhamento das secretarias.
Dando continuidade ao processo de interiorização, foi realizada no Município de Imperatriz uma oficina para que prefeitos, secretários e técnicos pudessem apreciar os resultados do diagnótico obtido pelo levantamento citado e para apresentar as recomendações a fim de que o processo de planejamento pudesse ser consolidado.
Aproveitando a oportunidade de visita aos Municípios, ações estratégicas para a superação de lacunas ambientais na região, assim como identificação de questões e diretrizes ambientais comuns praticadas pelas secretarias dos Municípios participantes da interiorização, foram avaliadas através da metodologia de Fortalezas, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças, mais conhecida como “FOFA”.
Além da grande oficina para os gestores, outras 12 mini-oficinas foram realizadas para a elaboração da matriz de planejamento ambiental para cada secretaria dos Municípios contemplados por essa interiorização. Nessas mini-oficinas, todos os eixos de qualificação e gestão ambiental foram trabalhados.
Como última etapa, um documento de planejamento final será socializado junto as Secretarias de Meio Ambiente em um evento com a participação das autoridades da região, como secretários, vereadores, empresas parceiras e instituições afins.
Mais notícias