IBAM e Cooperativa firmam parceria na área de Gestão de Resíduos Sólidos
O Presidente da Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto, Gilson Gomes Camboim, esteve reunido com o Ponto Focal do Programa de Qualificação da Gestão Ambiental - PQGA responsável pelas articulações locais no estado do Mato Grosso, Wilson Pereira Filho, na sede da Associação Mato-grossense dos Municípios em Cuiabá. Na oportunidade, foi tratado o assunto relacionado a parceria envolvendo o Instituto Brasileiro de Administração Municipal – IBAM, a Coogavepe e o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável Portal da Amazônia, para a realização de capacitações na área de Gestão Ambiental.
Gilson Gomes Camboim conheceu o PQGA/IBAM e a relação de temas de capacitações disponíveis na modalidade Ensino á distância – EAD. Na oportunidade, consultou a possiblidade de realizar um módulo presencial do tema “Gestão de Resíduos Sólidos” e a Coordenação Geral do PQGA/IBAM a autorizou. Iniciam-se, agora, as articulações para a sua efetivação, contemplando os municípios assistidos pela Cooperativa de Garimpeiros.
Wilson Pereira Filho salientou que o curso teórico e prático irá capacitar os garimpeiros para inserção de programa de Gestão de Resíduos Sólidos na atividade mineral, de forma a reduzir, reutilizar e, até, reciclar materiais utilizados e descartados no processo de garimpagem, fazendo-se cumprir, principalmente, a legislação vigente.
“Faremos todos os encaminhamentos, gestões e contatos necessários para realização do curso o mais breve possível. O IBAM reconhece o esforço da Coogavepe e do Consórcio Portal da Amazônia para a implementação de políticas públicas e cooperativistas, prestação de serviços e fomentação do desenvolvimento regional com responsabilidade social e sustentabilidade ambiental. Temos absoluta certeza de que esta parceria será extremamente positiva”, destacou Wilson Pereira Filho.
O Presidente da Coogavepe, Gilson Camboim, lembrou que a principal meta e prioridade da Diretoria, é fazer com que a atividade mineral continue sendo desenvolvida de forma organizada, legal e sustentável, daí a necessidade de promover as adequações necessárias para o cumprimento das leis ambientais. Para ele, o curso de capacitação sobre Gestão de Resíduos Sólidos será primordial para avançar significativamente neste contexto.
“Nossos garimpeiros, gestores e cooperados conhecerão a Lei 12.305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos), as normas aplicáveis, coleta, armazenamento e transporte, os produtos perigosos, destinação do lixo, coleta seletiva, controle e monitoramento, enfim, requisitos fundamentais para que a atividade garimpeira possa continuar sendo desenvolvida com responsabilidade e menos impacto ao meio ambiente”, declarou Gilson Camboim.
Fonte: COOGAVEPE - Cooperativa dos Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto
Mais notícias