Tocantins recebe a equipe de articulação do PQGA
Coordenador de Comunicação e Articulação do PQGA, Nelson Issa; no centro o Presidente da ATM, João Emídio, e a Analista Socioambiental, Paula Rache.
O Estado de Tocantins possui 139 Municípios e está localizado na região Norte, exatamente no centro geográfico do país, condição que lhe possibilita fazer limites com Estados do Nordeste, Centro-Oeste além do próprio Norte.Tocantins, é um dos nove Estados que formam a região Amazônica. Possui 31 Municípios no Bioma Amazônia que serão atendidos pelo Programa de Qualificação da Gestão Ambiental – Municípios Bioma Amazônia (PQGA), realizado pelo IBAM com financiamento do Fundo Amazônia.
No início de fevereiro de 2015, a equipe de Comunicação e Articulação do PQGA representada pelo Coordenador, Nelson Issa, e pela Analista Socioambiental, Paula Rache, participou de reuniões em Palmas, capital do Estado. “Nos reunimos na manhã do dia 04/02 com o Prefeito de Brasilândia, João Emídio, recém-eleito presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e conversamos sobre a realidade do Estado e diversas ações que a Associação pretende oferecer aos Municípios associados a ATM. O tema ICMS Ecológico será uma das principais abordagens entre as ações planejadas. O PQGA foi apresentado e a ATM apoiará o lançamento do Programa em Tocantins”, compartilhou Nelson Issa.
Outro encontro aconteceu com o Subsecretário Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Tocantins, Fábio Lelis, e com o Diretor de Políticas e Instrumentos de Gestão Ambiental, Rubens Pereira Brito, que se interessaram em cooperar com o lançamento do PQGA no Estado e obter a assessoria do IBAM para atualizarem às novas leis nacionais o Plano Estadual de Resíduos Sólidos.
“Em conjunto definimos que o lançamento do PQGA no Tocantins será no município de Araguatins, o que melhor representa o Bioma Amazônia no Estado. A previsão é para a primeira quinzena de abril”, divulgou a Analista Socioambiental, Paula Rache.
Mais notícias