Oficina sobre Gestão Ambiental no Acre estimula troca de experiências e conhecimento técnico
(da esquerda para direita) Nathália Braga, pesquisadora do IBAM; Biólogas do IPAM - Vângela Nascimento, Ana Crisóstomo; Jarlene Gomes, Geógrafa; Leonardo Mello, pesquisador do IBAM e Camila Oliveira, Bióloga.
Com o objetivo de capacitar os gestores públicos municipais para que possam planejar o atendimento das necessidades ambientais e fortalecer a governança ambiental nos Municípios Acreanos, foi realizada, nos dias 28 e 29/08, a 2ª Oficina de Capacitação e Planejamento Estratégico em Gestão Ambiental. Essa oficina faz parte do projeto “Fortalecendo a Gestão Socioambiental Municipal no Acre”, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), em parceria com o IBAM, a Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Acre (SEMA-AC) e a Associação de Municípios do Acre (AMAC), com apoio da Fundação Avina.
Os analistas socioambientais do IBAM, Nathalia Braga e Leonardo Mello, estiveram em Rio Branco, capital do Estado do Acre, cooperando na organização da oficina; e no dia 27/08, participaram de reunião com a equipe da AMAC, que demonstrou bastante interesse no Programa de Qualificação da Gestão Ambiental – Municípios Bioma Amazônia desenvolvido pelo IBAM e financiado pelo Fundo Amazônia/BNDES, e se comprometeu a apoiar a divulgação e realização de eventos no Estado.
2ª Oficina do projeto Fortalecendo a Gestão Socioambiental e Governança local do Acre
A segunda Oficina de Capacitação e Planejamento Estratégico em Gestão Ambiental contou com a participação de 16 pessoas, dentre secretários e técnicos das secretarias de meio ambiente dos Municípios de Mâncio Lima, Plácido de Castro, Tarauacá e Epitaciolândia. A bióloga e consultora em Gestão Ambiental, Vângela Nascimento, foi a instrutora da oficina.
“O IPAM tem um foco voltado para o desenvolvimento rural, se debruça sobre as questões dos Municípios, pois entende que há muito a ser desenvolvido na gestão ambiental, embora possuam deficiências de recursos financeiros e humanos capacitados. Acreditamos que trabalhar o fortalecimento das instituições Municipais vai prepará-las para enfrentar os desafios que estão surgindo”, comentou a bióloga e representante do IPAM, Ana Carolina Crisóstomo.
“A oficina foi tão rica que após o encerramento discutimos a possibilidade de transpor o aprendizado e a experiência adquiridos na Oficina para a elaboração de um Plano Operacional e de Monitoramento, e um curso, na modalidade de educação a distância, promovido pelo IBAM em parceria com o IPAM para capacitar gestores na região amazônica”, declarou Leonardo Mello.
“Tanto a reunião na AMAC quanto a oficina do IPAM foram altamente produtivas. No Acre, 19 dos 22 Municípios já aderiram ao Programa (de Qualificação da Gestão Ambiental do IBAM); com essas parcerias certamente teremos uma ótima mobilização para que os gestores ambientais da região utilizem as ferramentas de consultoria, solicitem pareceres técnico-jurídicos e em breve se inscrevam nos cursos a distância que serão oferecidos”, disse Nathalia Braga.
Dinâmica em grupo com participantes da oficina.
Mais notícias