Prêmio Gestão Ambiental no Bioma Amazônia reconhece boas práticas
Aconteceu em 21 de junho de 2016 a cerimônia de entrega do Prêmio Gestão Ambiental no Bioma Amazônia, na cidade de Belém/PA. A premiação é uma das linhas de ação do Programa de Qualificação da Gestão Ambiental - PQGA, iniciativa do IBAM, com apoio do Fundo Amazônia/BNDES.
O Prêmio reconheceu boas práticas desenvolvidas pelos governos municipais e por organizações da sociedade civil voltadas para o fortalecimento da gestão ambiental no Bioma Amazônia. As inicativas premiadas foram selecionadas por uma Comissão Especial de Júri dentro de critérios como controle e redução do desmatamento e contribuição para o desenvolvimentos sustentável, gerando melhorias nas condições ambientais, sociais, econômicas e que representassem inovação nos padrões técnicos da gestão. “O balanço do Prêmio foi estimulante. Ele revelou uma forma de pensar o país de outra maneira. A despeito das dificuldades, é um Brasil que se move na direção da sustentabilidade, que cuida do meio ambiente, protege suas florestas, promove inclusão social, empodera jovens e mulheres, indica uma transição da economia tradicional para economia verde – que é uma oportunidade aberta já para hoje, não para um futuro distante. Enfim, a região tem muito a ganhar com a realização de iniciativas de premiação como esta” – destacou Tereza Cristina Baratta, Coordenadora Geral do Programa de Qualificação da Gestão Ambiental, em entrevista.
Na cerimônia de Belém estiveram presentes cerca de 180 convidados , incluindo além dos premiados, autoridades de governos federal, estaduais e municipais e dirigentes e representantes de organizações da sociedade civil.
O evento iniciou com apresentação de dança realizada especialmente para o Prêmio e que representou a devastação e o renascimento da floresta. A coreografia foi do Centro de Dança Ana Unger, respeitada companhia paraense.
Em seguida, o Superintendente Geral do IBAM, Paulo Timm, abriu o evento com as boas vindas e expôs breve retrospectiva dos trabalhos do processo de premiação, sua finalidade e resultados alcançados.O chefe do Departamento Norte do BNDES, Luiz Antônio Pazos, participou da cerimônia com depoimento sobre a importância do reconhecimento das iniciativas premiadas, sua multiplicação, ressaltou a parceria com o IBAM e a satisfação em ver projetos financiados que estão sendo reconhecidos, tendo impacto direto nos territórios de atuação.
O representante do BNDES também participou da entrega de troféus e certificados aos premiados junto com Hugo Américo Rubert Schaedler, Superintendente Regional do IBAMA no Pará, representando o Ministério do Meio Ambiente- MMA; Justiniano Neto, Secretário Extraordinário do Programa Municípios Verdes – PMV; a Coordenadora da premiação, Andrea Pitanguy; Fabiano Toni, professor adjunto da Universidade de Brasília – UNB; e Marcelo Rosado, Secretário de Meio Ambiente de Natal, representando a Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente – ANAMMA. Os dois últimos integraram a Comissão Especial do Prêmio.
Foram inscritas 140 práticas, representando oito, dos nove Estados do Bioma Amazônia e selecionadas 61 – 51 por mérito e 10 premiadas. Foram concedidos dois prêmios por categoria, um para a melhor prática desenvolvida por governo municipal e outro concedido à melhor prática executada por organização da sociedade civil ou cooperativa. Conheça as práticas premiadas por categoria:
Ordenamento Territorial e Fundiário
Regularização e Adequação Ambiental em Imóveis Rurais Relacionadas ao Cadastro Ambiental Rural (CAR)
Prefeitura Municipal de Cotriguaçu – MT
Fórum Diálogo Amazonas: regularização fundiária urgente!
Instituto Internacional de Educação do Brasil – AM
Monitoramento, Controle e Recuperação Ambiental
Processo Participativo de Recuperação Ambiental das Nascentes Contribuintes do Sistema Municipal de Abastecimento
Prefeitura Municipal de Paranaíta – MT
Programa de Monitoramento Participativo nas Unidades de Conservação do Programa Bolsa Floresta (PPDUC)
Fundação Amazonas Sustentável – AM
Produção Sustentável e Incentivos destinados à Conservação
Projeto Conservador das Águas de Brasil Novo
Prefeitura Municipal de Brasil Novo – PA
Implantação da Cadeia Produtiva da Madeira na Resex Ituxi
Instituto Floresta Tropical – AM
Governança Socioambiental
Sinop Sem Fogo - Projeto Paranka de Prevenção e Combate às Queimadas
Prefeitura Municipal de Sinop – MT
Governança Socioambiental no Marajó
Instituto Floresta Tropical – PA
Educação Ambiental
Sala Verde Caeteuara
Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Bragança – PA
Formar Florestal
Instituto Internacional de Educação do Brasil – PA
Mais notícias